Março / Abril 2005

GINASTA - edição atual

Sede Barra - o paraíso

SEDE BARRA - O PARAÍSO

Um dos quiosques que servem aos associados

Em janeiro de 1978 começava a campanha para a realização da Sede Barra do Ginástico. A Revista Ginasta externava em suas páginas: "O quadro social manifestou-se tão satisfatoriamente que, em apenas uma semana, os pedidos de reserva para aquisição de títulos de sócio da Sede-Barra atingem já a várias centenas"!

A piscina serve para competições e para o lazer

Era um "sonho", um empreendimento grandioso do Ginástico, visando seu crescimento e projeção para o futuro.

O cais de embarque da balsa

Depois de muitos estudos e consultas, com a autorização do Conselho Deliberativo, o Ginástico adquiriu um área de 36.000 m2 destinada à construção da sua Sede-Barra. O terreno, situado junto à Lagoa de Marapendi, na altura do km 13 da Rio-Santos e perto da Reserva biológica, custou Cr$ 15.500.000,00. Das personalidades que reservaram títulos, destacamos o jornalista Dr. Roberto marinho.

A Sede-Barra da R. S. Clube Ginástico Português foi inaugurada em 8 de junho de 1983, com projeto de Edson Chini, Darusa Chini e Denise Chini, com cálculos estruturais feitos pelo Prof. Artur Eugênio Jermann. O Presidente, Antonio Gomes da Costa, recepcionou o Presidente da Republica, João Batista de Figueiredo; o Embaixador de Portugal no Brasil, Dr. Adriano de Carvalho; o Governador do Estado, Leonel Brizola; o Prefeito da Cidade, Jamil Haddad; os ministros Leitão de Abreu, Gen. Rubem Ludwig, Gen. Danilo Venturini, Ibrahim Abi-Ackel; os comandantes Gen. Heitor de Almeida, Alte. Luis Ferreira e Brig. Jorge de Carvalho; os senadores José Sarney e Amaral Peixoto, dentre dezenas de outras autoridades.

Hidroginástica faz parte das atividades da Barra

A Sede-Barra conta, hoje, com uma belíssima sede com prédio principal, magníficos jardins, três quadras de tênis, dois campos de futebol, excelente parque aquático, uma quadra poli-esportiva, três quadras de vôlei de praia, um campo de futebol de areia, um campo de paint-ball, balsa para levar o associadopara praia, quiosque para refeições leves, estacionamento e todo um maravilhoso "verde" ao lado da Lagora de Marapendi e da Reserva Biológica. Um lugar privilegiado que designamos como o "paraíso".

Uma das três quadras de tênis