Abril / Maio de 2008

HISTÓRIA DO CLUBE: 140 anos - 25 anos da Sede Barra

História do Clube: 140 anos

25 anos da Sede Barra

A idéia de fundar o Clube Ginástico Português no Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1868 partiu de dois irmãos portugueses, João José Ferreira da Costa e Antônio José Ferreira da Costa.

Foi em uma sala nos fundos de uma venda na Rua Do Hospício (hoje Rua Buenos Aires) que foi criada uma sede provisória da novel sociedade, e aproveitando o terreno contíguo para a construção de um alpendre, coberto com folhas de zinco, onde os sócios, cerca de 20, se exercitavam na ginástica.

Em 13 de Janeiro de 1869 o chefe da polícia da corte aprovava o primeiro estatuto do clube e em 17 desse mês era eleita e empossada a primeira diretoria.

Um dos irmãos fundadores - João José Ferreira da Costa

Primeira Sede Centro - ano de 1868

Quando o Clube completava seu quarto ano, era inaugurada na mesma rua a sede social. Ao sarau de inauguração da nova sede, estiveram presentes mais de 1.500 pessoas, entre sócios e convidados, figuras das mais conceituadas nos meios sociais da época, artistas e beneficentes, os quais assistiram a apresentações de música, ginástica e esgrima, seguindo-se o baile que se prolongou até a madrugada.

Ao findar-se o ano de 1870 o Clube registrava 154 sócios e no ano de 1874 o quadro crescera para 998 sócios.

Continua no próximo número