ESGRIMA, UM ESPORTE MODERNO

A milênios, o homem apanhou do chão um galho de árvore para se defender. O gesto simples e instintivo lançou a semente da esgrima.

As primeiras armas de combate surgiram com o advento do metal. Inicialmente forjadas para uso de guerreiros, começaram a ter relevante importância para os povos, pois o domínio do manejo e fabricação do material de combate levaria a inúmeras conquistas.

Paralelamente ao aperfeiçoamento das armas, houve os estudos dos duelos – ações de ataque e defesa, a fim de aprimorar os golpes.

A esgrima saiu dos campos de batalha com o uso das amas de fogo, tornou-se um esporte para todas as idades e sexos. Faz parte dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, desde a primeira Olimpíada, 1896, em Atenas.

A ciência e a tecnologia proporcionaram a marcação eletrônica dos toques, máscaras e roupas resistentes, lâminas leves e flexíveis, colocando a esgrima entre os dez esportes mais seguros da atualidade.

A maioria dos esgrimistas em todo mundo, são jovens que encontram na saudável prática deste esporte, excelente meio de desenvolver suas qualidades físicas, intelectuais, psicológicas, éticas e sociais.

A característica diferencial da esgrima enquanto esporte de combate é não fazer distinção de peso ou altura, ser esporte individual e de equipe, fazendo sua prática ser considerada, antes de tudo, um excelente instrumento na formação do ser humano. É o único esporte de combate onde não é permitido o contato e no qual um praticante menos avantajado fisicamente vence seu adversário. É praticada em todas as idades.

A esgrima, é um esporte dirigido pela Federação Internacional de Esgrima – fundada em 1913 – com sede em Lausane (Suíça), junto ao Comitê Olímpico Internacional. Faz parte dos programas dos Jogos Olímpicos, Jogos Para-Olímpicos, Jogos Pan-americanos, Jogos Sul-americanos, Jogos Mundiais Universitários (Universíades) e dos Jogos Mundiais Militares desde a criação de cada um.

A prática da esgrima está proliferando, acentuadamente, em todos os continentes fora da Europa, em quantidade e qualidade, conforme demonstram os últimos melhores resultados nas competições internacionais (Cuba, China, USA, Coréia do Sul, Venezuela, etc..). O fenômeno se dá ao aumento do efetivo de praticantes, o surgimento de novos fabricantes de material e as novas filiações de federações nacionais africanas e asiáticas. No Brasil são enormes nossos potenciais formativos (saúde, educação e social) e esportivos.

Existem 3 modalidades de disputa na esgrima:
  Florete – A superfície válida para pontuação são: o tronco e o ventre;
  Espada – A superfície válida para pontuação é o corpo todo;
 Sabre – A superfície válida para pontuação são: tronco, braços e cabeça.

No R. S. Clube Ginástico Português, a esgrima é praticada desde 1896 e se mantém até os dias de hoje com sua escolinha e participações em circuitos estaduais e campeonatos brasileiros.

As aulas são realizadas no 6º andar (ginásio) as 3ª e 5ª feiras da 18:00 as 20:00h pelo Mestre Arno Perillier Schneider.

Confederação Brasileira de Esgrima :
Federação Internacional de Esgrima:

Principal  |  História do Clube  |  A palavra do Presidente  |  Diretoria e Conselhos  |

Atividades Artísticas  |  Atividades Esportivas  |  Atividades Sociais  |  Sede Barra  |

|  Ginasta  |  Teatro Ginástico  |  Proposta Admissão  |  Escreva-nos  |