A PALAVRA DO PRESIDENTE

R. S. Clube Ginástico Português - 150º aniversário

Corria o ano de 1868 e os bondes de burro cruzavam as ruelas da então capital do Império Brasileiro. Por decisão de seu Imperador D. Pedro II, o Brasil, aliado à Argentina e ao Uruguai, participava da guerra contra o Paraguai. Machado de Assis trabalhava seu primeiro romance

Foi nesse contexto que, no dia 31 de outubro, os irmãos portugueses João José Ferreira da Costa e Antonio José Ferreira da Costa resolveram fundar uma entidade sócio-cultural-desportiva destinada a estreitar os laços entre brasileiros e portugueses. Deram-lhe a denominação de Clube Ginástico Português.

Seus primeiros estatutos foram homologados em janeiro de 1869. Em 9 de novembro de 1876, "visto os fins úteis a que se destina", o Clube foi agraciado por S. M. Fidelíssima D. Luiz I, de Portugal, com o título de Real Sociedade, que passou a integrar sua denominação.

O Clube Ginástico esteve em dois endereços antes de instalar-se, em agosto de 1938, no atual edifício-sede, construído em 1936, na cobertura do qual ainda funciona a primeira piscina suspensa da América do Sul.

Ao longo de tanto tempo, muitas histórias podem ser contadas, muitas vitórias foram conquistadas, muitos visitantes e sócios ilustres nos honraram, muita coisa mudou, mas a essência daquilo que dois irmãos portugueses idealizavam, há 150 anos, permanece intacta.

Hoje, o VLT desliza pelas avenidas da ex-capital da República, as guerras acabaram e Machado de Assis é talvez o maior nome da história da literatura brasileira. 150 anos de existência não podem ser contados em poucas linhas, por isso vou apenas aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os dirigentes que me precederam e a todos os sócios e funcionários que ajudaram nosso Clube a manter vivo o lema que vem norteando nossa trajetória há um século e meio: “mens sana in corpore sano”.

Jacomo Palladino

Presidente

Principal  |  História do Clube  |  A palavra do Presidente  |  Diretoria e Conselhos  |

Atividades Artísticas  |  Atividades Esportivas  |  Atividades Sociais  |  Sede Barra  |