PÁGINA PRINCIPAL
 GINASTA - Edição Virtual
 TEATRO GINÁSTICO
 SEDE BARRA

OSTEOPOROSE: com exercícios e dieta saudável, é possível prevenir esta doença

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Ocorre quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, porosos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis hormonais do organismo. O estrogênio que é um hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade, ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente, com isso, os ossos passam a incorporar menos cálcio (fundamental na formação do osso), tornando-se mais frágeis.

Uma boa alimentação com calorias adequadas e nutrientes apropriados é necessária para o desenvolvimento de todos os tecidos, inclusive o ósseo. A alimentação equilibrada, contendo quantidade suficiente de cálcio, em associação com outras medidas de prevenção, garante uma melhoria na qualidade de vida do paciente e é um ponto chave no tratamento da osteoporose. A fonte de ingestão de cálcio deve, sempre que possível, ser natural, em vez da forma de suplemento medicamentoso. Através da fonte alimentar garante-se os outros elementos que auxiliam na absorção do cálcio e na formação do tecido ósseo. Além do fato de que os alimentos que contêm cálcio são também fontes excelentes de outros minerais e vitaminas.

A principal fonte de cálcio na dieta é o leite e seus derivados contendo, preferencialmente, baixo teor de gordura; entretanto alguns vegetais como espinafre, agrião, brócolis e couve-manteiga são também ricos em cálcio. Para que o cálcio seja absorvido adequadamente, nosso organismo precisa de quantidades suficientes de vitamina D. As principais fontes de vitamina D são:

leite e produtos lácteos
exposição diária ao sol
óleo de fígado de peixes
sardinha, arenque, cavalinha, salmão e atum

DICAS NUTRICIONAIS

Não beba café ou chá junto com as refeições que contenham alimentos ricos em cálcio.

Use mais alimentos à base de soja, ingerindo mais isoflavona: tofu, grão de soja, farinha de soja, leite de soja.

Vegetais verdes, amêndoas e sardinha são ótimas fontes de cálcio, apesar de não serem laticínios.

Para lanches, use iogurte puro, misturado com frutas ou batidas de leite com frutas.

Prefira bolachas, pães e biscoitos de leite.

Use iogurte ou requeijão nos molhos brancos.

Adicione fatias extras de queijo (ricota ou minas) no sanduíche, pizza ou torrada, sopas, consumes e suflês.

Pratique exercícios regularmente, principalmente aeróbicos e musculação orientada.

Tome sol diariamente, no mínimo 15 minutos, antes das 10 h da manhã ou após às 16h, para que ocorra a síntese de vitamina D e ela cumpra seu papel de absorver cálcio nos ossos.

Nunca tome suplemento de cálcio sem a orientação de médico ou nutricionista. Somente eles podem avaliar a quantidade a ser reposta;

Se você tem intolerância ao leite (lactose), procure leite sem lactose, iogurte e queijos duros (são pobres em lactose).

Use mais alimentos ricos em cálcio não lácteos (peixe, aveia, brócolis, couve) e procure uma nutricionista para o ajudar em sua dieta.

Profª Dda. Paula P. Brandão

Profª de Nutrição Clínica - Esportiva da Universidade UCL e Profª de Avaliação Nutricional da UERJ

Leia outros artigos da Profª Dda. Paula P. Brandão