OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS

Adotar uma rotina de exercícios como prática diária é, provavelmente, a atitude mais positiva para manter a forma e a saúde no decorrer de toda a vida. Seu coração, pulmões, circulação, músculos, ossos, articulações e até mesmo seu estado mental irão se beneficiar de atividades físicas regulares.

Os exercícios físicos proporcionam benefícios tanto a curto como a longo prazo, melhorando a eficiência geral do organismo e ajudam a combater várias doenças.

Se você vive num trabalho sedentário, não deixe de praticar algum esporte.

Praticar exercícios 2 ou 3 vezes por semana, por cerca de 20 min., deixará você em forma para a vida, mas, se pelo menos 1 vez você conseguir; já será de grande ajuda.

OS EXERCÍCIOS PROTEGEM CONTRA DOENÇAS

Aliviam as dores nas costas. Os exercícios que fortalecem os músculos da coluna e do abdomem melhoram a postura e evitam as dores nas costas.
Combatem a obesidade. Exercícios regulares, combinados com uma dieta balanceada, ajudam a controlar o peso. A obesidade aumenta o risco de muitas doenças, inclusive diabetes, doenças cardíacas e cálculos biliares.
Diminuem o risco de câncer. Pesquisas confirmam que a falta de preparo físico pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer.
Combatem a ansiedade e a depressão. Exercícios frequentes podem aumentar a auto-estima e fazer com que você se sinta mais animado e menos tenso.
Fortalecem os ossos. Exercícios moderados regulares fortalecem os ossos, aumentando seu conteúdo de sais minerais, reduzindo o risco de osteoporose na idade avançada. A osteoporose provoca o afinamento progressivo dos ossos, tornando-os mais frágeis e vulneráveis a fraturas.
Reduzem o risco de doenças. Os exercícios ajudam a evitar a obesidade, altos níveis de colesterol e hipertensão.
Aliviam os distúrbios menstruais. Algumas mulheres constataram que os exercícios reduzem os sintomas pré-menstruais e amenizam as cólicas.
Ajudam a conciliar o sono. Os exercícios favorecem o sono profundo, desde que haja um intervalo de no mínimo 1 hora entre eles e a hora de se recolher

Nunca inicie um programa de exercícios sem antes fazer uma avaliação médica e, se tiver mais de 35 anos, associar um teste ergométrico na esteira ou Nunca inicie um programa de exercícios sem antes fazer uma avaliação médica e, se tiver mais de 35 anos, associar um teste ergométrico na esteira ou bicicleta, realizado por um médico.

Sabe-se que, apesar do baixo risco das atividades físicas e desportivas até essa idade, é necessário conhecer qual é o seu limite fisiológico, acompanhar a evolução da “performance” nos treinos e principalmente ver se existe algum risco vascular não conhecido.

Antes de iniciar sua atividade física, coma algo leve (frutas, pão) e beba água ou suco. Nunca começar só com simples cafezinho depois do jejum da noite. Espere algum tempo após acordar, para então se exercitar.

O metabolismo energético precisa de alimentos, na base de carboidratos, para a atividade muscular (pela manhã) estamos com essas reservas baixas). Do ponto de vista metabólico, pouco antes do acordar o organismo inicia o “aquecimento”, com algumas reações importantes: elevação dos níveis de adrenalina e de certos hormônios, com consequente aumento fisiológico da Pressão Arterial, da Frequência Cardíaca e da Agregação das Plaquetas. Em geral, isso leva entre 60 e 90 min., não trazendo riscos aos indivíduos normais; porém, a condição física nesse horário não é a melhor do dia.

Usar roupas leves. Por exemplo, malha de algodão, que permite a troca de calor entre o corpo e o meio ambiente, evitando um super aquecimento corporal e a consequente desidratação com risco de arritmias cardíacas e queda de pressão.

Durante um exercício as reações químicas determinam uma grande liberação de energia, água e calor. A temperatura corporal chega a níveis de 38o a 39o C, e o equilíbrio é feito pela sudorese que, umedecendo a vestimenta, favorece a troca de calor com o meio ambiente.

Beber líquidos (água, de preferência, e aos goles) antes, durante e após a atividade física. Refrigerantes não são recomendados.

Perdas de peso de aproximadamente 1,5 Kg – 2,0 Kg na atividade física são, praticamente, só de água, e devem ser prontamente repostas. Os refrigerantes, ao contrário, por serem doces e concentrados, causam mais sede. Deixar de beber água, numa atividade física, traz o risco de queda de pressão, arritmias cardíacas e alterações sanguíneas.

Prof. Roberto Ribeiro - CREF 16919-G/RJ
Coordenador do Dep. de Educação Física

Principal  |  História do Clube  |  A palavra do Presidente  |  Diretoria e Conselhos  |

Atividades Artísticas  |  Atividades Esportivas  |  Atividades Sociais  |