Julho / Agosto 2005

Dia de Portugal

DIA DE PORTUGAL

O Grupo de Canto Coral participou das Comemorações do dia 10 de Junho

Dia 10 de junho é o Dia de Portugal, o Dia de Camões e o Dia das Comunidades Portuguesas no mundo. Nosso Clube, tendo à frente o Presidente Nilton Pereira, participou ativamente das comemorações que tiveram início no Palácio São Clemente, no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, quando o Embaixador Antonio Tânger Correia recepcionou, com um magnífico coquetel, os convidados para aquela efeméride. Em seu discurso, o Embaixador Tânger afirmou que "Camões é um poeta português e um poeta brasileiro" e que "Portugal e Brasil têm as mesmas raízes que os vendavais não conseguem arrancar". O Hino de Portugal e o Hino Nacional Brasileiro foram cantados, com grande brilho, pelo Grupo de Canto Coral do Clube Ginástico Português. À noite, a Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras e o Real Gabinete Português de Leitura realizaram solenidade comemorativa, tendo como orador oficial o Dr. Antonio Almeida e Silva, Presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas. No dia 13, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa da Vereadora Teresa Bergher, também realizou-se homenagem ao Dia de Portugal, com a participação de nosso Grupo de Canto Coral.