Julho / Agosto 2005

GINASTA - edição atual

Palavra do Presidente

A PALAVRA DO PRESIDENTE

Ao assumirmos a presidência do Clube no primeiro mandato, determinamos a meta de revitalização do magnífico prédio que abriga a sede central da Real Sociedade Clube Ginástico Português.

Neste mês de agosto de 2005, ao completar 67 anos da sua inauguração, temos dado especial atenção a manutenção preventiva e corretiva nas partes comuns do prédio substituindo tubulações antigas comprometidas pelo desgaste natural, troca de quadros de distribuição de energia com a substituição da fiação e cabos elétricos e dedicado cuidado especial com a nossa piscina – a primeira piscina suspensa construída na América do Sul, que foi batizada pelos associados como “um oásis no centro da Cidade”.

Após a reabertura do Restaurante no 4º andar, considerado um dos principais centros gastronômicos da Cidade, em especial a culinária da cozinha portuguesa, onde o usuário desfruta de conforto e qualidade, outro fato relevante é a conclusão das obras de reforma e modernização do Teatro Ginástico que neste mês de agosto voltará a funcionar em grande estilo. Sobre este acontecimento a mídia assim se manifestou: “Teatro Ginástico é a nova opção cultural no Centro” – o centro terá mais uma opção cultural a partir do mês de agosto. O Teatro Ginástico, um dos palcos mais tradicionais da cidade, reabre após passar por importante reforma. O interior foi modernizado preservando a fachada original. Inicialmente seria apenas uma reforma pequena mas devido as condições em que o Teatro se encontrava em face do desgaste pelo tempo a obra foi ampliada, procedendo-se profundas reformas. O palco foi rebaixado, visando melhorar a visibilidade do público, e ganhou dez conjuntos de luzes na ribalta. Essas luzes são fundamentais para os espetáculos de danças. De acordo com a matéria publicada, só o Teatro Municipal possuía esse tipo de iluminação. O novo piso, em madeira nobre, foi assentado sobre perfis metálicos, com sistema flutuante que impede o ranger durante as movimentações dos artistas. Equipamentos de última geração proporcionam significativa melhora nos sistemas de som e de iluminação; este último pode ser monitorado à distância. A platéia também sentirá de perto as mudanças. As 514 poltronas contam com moderno sistema de microiluminação, com o número de fileiras nas laterais, facilitando o acesso do público. Foi construído um elevador objetivando melhorar a locomoção dos idosos e de pessoas com necessidades especiais. Está sendo entregue ao público um lugar tradicional, com uma história de grandes atores e peças memoráveis.

Inaugurado em novembro de 1938, o Teatro Ginástico, considerado na época um dos maiores e mais luxuosos do Rio de Janeiro, era disputado por empresários e artistas. Segundo as crônicas, ele foi uma alternativa oferecida as partes para atender ao crucial problema de falta de casas de espetáculo na Capital da República.

A fachada e o entorno do prédio da sede central do Ginástico passou também por obras de recuperação e pintura, notadamente na parte frontal do edifício, que recebeu iluminação especial, com destaque a beleza da arquitetura original do imóvel, inaugurado em 20 de agosto de 1938. A calçada foi totalmente recuperada conservando a sua originalidade com a troca da totalidade das pedras portuguesas, obedecendo-se ao desenho original.

Em nossa mensagem inserida nesta Revista, há quase um ano atrás, destacávamos as obras de remodelação que estavam sendo feitas na Sede Barra. Hoje já se desfruta de um belo visual com o crescimento das plantas ornamentais que compõem o jardim em frente ao salão social. A iluminação noturna foi concluída, irradiando um belo visual com destaque o jogo de luzes que iluminam as frondosas e antigas figueiras.

É o nosso querido Clube Ginástico Português que se renova para a alegria de todos nós.

Muito há ainda a ser feito que, com criatividade e parcerias, haveremos de concretizar os nossos projetos.

Nilton Pereira